UMA CONVERSA SOBRE LITERATURA E LEITURA

Fotografia: Weberson Santiago 
Texto: Stella Elia

1.                POR QUE LER?

Regularmente escutamos o argumento que ler bastante faz com que o estudante escreva melhor. É verdade, é um bom argumento.
Mas, a experiência da leitura vai além dessa função específica.
Ler faz com que a gente estabeleça contato com o mundo além daquele que está a nossa volta.
Ler nos aproxima de lugares distantes, da fantasia e até mesmo do mundo que existe dentro da gente.
Ler proporciona um conhecimento do mundo e de si mesmo. Desperta a imaginação, emoções e reflexões que podem transformar o leitor.

2.                DE ONDE VÊM AS HISTÓRIAS?

Um monte de coisa pode virar história.
Uma lembrança, uma vivência, um som, um sentimento, uma história ouvida e recriada, uma brincadeira com as palavras e as imagens, etc...

PIPA OU PAPAGAIO

A história do livro publicado em 2013, veio de uma lembrança muito antiga, que gerou um texto, que não chegou a ser concluído.
No final da rua da casa de uma amiga, num bairro de classe média alta, havia uma ocupação, uma pequena favela.
A partir dessa ideia, imaginei como seria o encontro de duas crianças, que viviam próximas, mas com realidades tão diferentes.
Depois, a narrativa foi transformada em um livro imagem, sem palavras, pelos desenhos do meu marido Weberson Santiago.
A proposta inicial ganhou novos contornos e um final otimista, em que a convivência entre as duas crianças acena para uma amizade.
O título foi escolhido neste sentido, um brinquedo dos mais antigos, que recebe diferentes nomenclaturas de acordo com as regiões do país, mas aproxima infâncias tão distantes.

ZOO BEM LÓGICO

Este livro de poemas foi inspirado em histórias curiosas sobre bichos de diferentes zoológicos do Brasil, coletadas em jornais, televisão e internet.
O texto inicial foi desenvolvido ao longo de um no grupo de estudos e escrita para crianças, coordenado por Peter O’Sagae. Ali, ganhou a estrutura de um livro de contar, como revela a escolha do título.
 Novamente, quando os poemas chegaram às mãos do ilustrador Weberson Santiago ganharam novos contornos.
Em uma conversa inicial, a ideia eram desenhos detalhados e delicados sobre os bichos e o zoológico, mas a surpresa foi a explosão de cores, traços rápidos, que lembram rascunhos, feitos em giz de cera.
O resultado agradou as crianças.

O TESOURO DE CAVENDISH

Em 2016, o grupo de estudos se transformou em um coletivo de criação literária e brinquedos de papel. Em grupo, procuramos criar diferentes formatos para contar histórias.
Neste sentido, em parceria com a ilustradora Marcia Misawa, concebemos um pequeno zine, que conta uma história através das dobras de uma única folha de papel.
Inspirado nas lendas da Ilhabela, eu escrevi um conto sobre a caça ao tesouro, que se desdobrou em um mapa da ilha e também em um tabuleiro para um jogo, criado pela Marcia Misawa.
Ficção, lenda e realidade se relacionam e propõem uma brincadeira. Todo material foi escolhido com cuidado, para trazer qualidade à leitura, tendo em vista a viabilidade da produção e venda.  

ONDE COMPRAR?

Pipa ou Papagaio foi publicado pela editora Devir e pode ser encontrado em livrarias.
Zoo Bem Lógico e O Tesouro de Cavendish são publicações independentes, comercializados em feiras de artes gráficas, nas livrarias paulistanas NoveSete e Zaccara, e também na loja virtual:

3.                AFINAL, O QUE É A LITERATUTA INFANTIL?

É a produção literária destinada às crianças de diferentes faixas etárias, uma criação que envolve o texto (palavras), as imagens e o design do livro.
É uma produção artística que se propõem a apreciação e leitura do público infantil, e ainda, proporciona o diálogo entre adultos (escritor, ilustrador, pais e professores) e o leitor em formação.
 
4.                O QUE LER?

Geralmente, quando estamos em uma livraria ou outro espaço de venda de livros, podemos observar que as crianças tendem a escolher títulos com apelo comercial, que nem sempre representam uma experiência significativa de leitura.
É importante que a criança satisfaça o seu desejo de leitura, mas cabe ao adulto fazer escolhas mais interessantes. Propor livros de qualidade, mesmo que em uma prática de leitura compartilhada.
No entanto, essa escolha pode parecer difícil também para adultos que não tem familiaridade com tema. Para isso, existem diversos blogs que apresentam seleções de livros para o público interessado.

Entre eles:

Existem também clubes de leitura que oferecem serviços de assinatura.

5.                COMO ESTIMULAR A LEITURA?

Estimular o gosto pela leitura não é função exclusiva da escola.
É preciso dar exemplo e ter gosto pela leitura.
Propor leituras compartilhadas.
Deixar um tempo livre de atividades pode incentivar a criança a buscar um livro para se distrair.
Espalhar livros em diversos ambientes da casa.
Frequentar livraria e comprar alguns exemplares.
Frequentar bibliotecas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O macaco e a banana

João Mata-Sete