Miolo(s) 2017




(fotografia: Fernanda Ozilak)

Debora Barbieri, Stella Elia e Carolina Moreyra
Biblioteca Mario de Andrade
São Paulo, 11 de novembro de 2017. 

Uma retrospectiva comemorando 1 ano de produções da BabaYaga

* * Quando decidimos transformar o grupo da oficina "Escrever para crianças" com Peter O Sagae em um coletivo, eu não tinha muita ideia do que vinha pela frente. Logo, apareceu "O que vem lá?" com texto da Alessandra Corá e ilustração e design da Marcia Misawa. Conversa aqui, ajusta ali, nos reunimos para fazer a montagem artesanal do zoozine. Então descobri que dali vinha muita coisa boa...
* * "Tanto faz, Tomás" com texto, ilustração e design de Debora Barbieri, começou como um poema lido para o grupo. E, quando se transformou em livro... surpresa! Você pode ler de traz pra frente ou de frente pra traz, afinal, tanto faz. Com graça e um formato que vai e vem, o trabalho encantou muita gente nas feiras que participamos. 
* * "Bartolo Burtopelo"é uma história do Peter O Sagae, inspirada em um conto espanhol, com ilustrações de Suryara Bernardi. Ah esse Bartolo... teve concurso no face pra escolher seu melhor visual, ganhou uma apresentação em kamishibai com iluminação profissional, aqui em Mogi. Ah esse Bartolo... é o bicho-papão mais fofo do universo. 
* * A história de "Saudades de caqui" da Marcia Misawa, já existia quando nos conhecemos na oficina "Escrever para crianças" e virou livro na época em que criamos o coletivo BabaYaga. O que falar dos textos da Marcia? Eles sempre me emocionam. E as ilustrações? Elas passam por uma metamorfose de acordo com o trabalho, sem mudar a essência de pura delicadeza.
* * Aí chegou a minha vez... Escolhemos um trabalho que eu havia desenvolvido nos encontros do coletivo ao longo do ano de 2015, no final de 2016 ele ganhou as ilustrações do Weberson Santiago e ficou pronto em março de 2017. Uma alegria só, poder de fato participar da BabaYaga com o livro "Zoo Bem Logico", apresentá-lo ao público nas feiras e também aos meus alunos. 
* * Desde o lançamento do "Quem puxou meu lençol?", a Suryara Bernardi não parou mais a produção. Vendas esgotadas, encomendas, reimpressão... Qual seria o motivo de tal sucesso?
a) as abas que escondem um monte de medos
b) o Bartolo só de cueca no sofá
c) o formato diferente para ler a história 
d) a costura artesanal 
e) todas as anteriores estão corretas

* * Quando a Carolina Moreyra leu o seu primeiro texto para o grupo da oficina em 2014, eu pensei: "o pessoal não tá pra brincadeira, o que estou fazendo aqui?". Agora ele virou livro e ganhou as ilustrações da Marcia Misawa, em preto e branco, uma brincadeira com o tempo em "E o que veio antes?". 

BabaYaga OBA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O macaco e a banana

João Mata-Sete