Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças

A Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças chega às bancas no próximo domingo (25). Dos 25 livros-CDs, o Weberson Santiago ilustrou 10 volumes e criou o logotipo da coleção que conta histórias de mitos populares brasileiros. 




Confira todas as informações no texto do jornal:

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/204455-colecao-folha-leva-folclore-brasileiro-para-as-criancas.shtml




"Coleção Folha leva folclore brasileiro para as crianças

São 25 livros-CDs que vão levar às crianças um pouco do grande imaginário popular brasileiro.
O primeiro volume, que conta a história do Saci, custa R$ 17,90 em São Paulo, Rio, Minas e Paraná. Quem comprar leva junto, de graça, o volume número 2, "Bumba-Meu-Boi".
O folclore é a cultura popular, transmitida oralmente de uma geração a outra, que ajuda a forjar o sentimento e o pensamento das pessoas.
Cada volume não se limita a contar uma história. Há seções com propostas de atividades que podem ser feitas em casa, brincadeiras, trava-línguas e cantigas de roda.
O CD reúne a narração da histórias e músicas usadas nas atividades oferecidas para as brincadeiras.
A escritora Rosane Pamplona, formada em Língua e Literatura pela USP, é especialista em tradição oral. Ela foi responsável pela seleção das histórias e do material para as atividades.
Ela ressalta a importância dos CDs na coleção, para ajudar muitas pessoas com dificuldade para cantar.
"É verdade. Tem pai que não sabe ou não se sente à vontade para cantar, e nos preocupamos em oferecer brincadeiras com músicas para cantar junto, textos para recitar. Fomos montando as seções presentes em cada volume com o apoio do áudio."
Algumas das histórias têm personagens bem conhecidos de todos, como o Saci (que abre a coleção), o Boitatá, a Mula-Sem-Cabeça, o Curupira e o Lobisomem.
diferenças regionais
Mas muita criança vai acabar conhecendo algumas lendas nos livros-CDs. Mitos extremamente familiares a crianças nordestinas, por exemplo, podem nunca ter chegado a crianças do Sul.
O mesmo vale para cantigas e brincadeiras conhecidas no Sudeste ou no Nordeste que a criança de outras regiões terá a oportunidade de aprender com a coleção.
No decorrer dos 25 volumes, pais e avós vão se reencontrar com cantigas populares que conhecem desde a infância, como "Cai, Cai, Balão", "Ciranda, Cirandinha" ou "Pirulito que Bate-Bate".
Além das simpáticas parlendas e trovinhas que também estão na memória afetiva de todos, como "Batatinha Quando Nasce". Por isso a presença de pais e avós lendo os volumes é muito importante, principalmente para as crianças menores.
Crika, Laiz B. Carvalho, Manoela Pamplona, Rosane Pamplona e Silvia Oberg estão entre as autoras convidadas para recontar as 25 histórias apresentadas.
A turma que ilustra reúne Adilson Farias, Cris Eich, Sidney Meireles, Taline Schubach e Weberson Santiago.

Cada volume vai para as bancas sempre aos domingos. O último, que conta a lenda da criação da noite, vai sair no de 5 de julho."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O macaco e a banana

João Mata-Sete