Os vira-latas do sucesso


Encerramos 2014 com mais uma publicação pela editora Autêntica.
O livro de José Carlos Aragão com ilustrações de Weberson Santiago.
Saiba mais sobre este trabalho:


Mais do que apenas mostrar amor, carinho e respeito pelos cães, este livro pretende denunciar as crueldades frequentemente cometidas contra esses nossos alegres, divertidos e fiéis companheiros de quatro patas, como maus-tratos e abandono. Algo, para o autor, tão inaceitável quanto incompreensível.
Por isso, ele pediu a Totó, Caçula, Lord, Dado, Pitty, Bulla, Xereta e até ao mal-humorado Nick que o ajudassem a denunciar esse problema que, infelizmente, é real e acontece todos os dias por aí.
Escrito inicialmente como peça de teatro, o texto foi convertido em prosa narrativa e sai agora publicado nessas duas versões: de um lado, o texto dramatúrgico, pronto para ser encenado na escola, na família, no clube, na vizinhança; de outro, virando-se o livro ao contrário, o texto narrativo. Duas capas que dialogam entre si e com o leitor, dois registros de uma mesma história que diverte, emociona e faz pensar.

Autor: José Carlos Aragão

    Nasci e cresci no interior de Minas Gerais e, depois de ter morado em várias cidades de três estados, me estabeleci definitivamente (pelo menos, por enquanto) em Belo Horizonte.
    Assim, durante anos, minha vida cigana e solitária me privou de uma das minhas maiores alegrias, desde os tempos de criança: a companhia de um cão.
    Hoje, tenho dois, que não largam do meu pé nem enquanto escrevo estas linhas. Uma paixão intensa e recíproca.
    Seus nomes – Miguilim e Diadorim (como o de sua antecessora, Capitu) – foram retirados de uma outra paixão que também vem da infância: os livros.
    Talvez por isso fosse inevitável que meu amor por cães e literatura, um dia, se cruzassem.
    Mas não foi somente desse encontro que surgiu Os Vira-latas do Sucesso, que escrevi como peça de teatro e, depois, converti, também, em prosa narrativa.
    Mais que apenas mostrar meu amor, carinho e respeito pelos cães, quis denunciar as crueldades que ainda se cometem contra esses nossos alegres, divertidos e fiéis companheiros de quatro patas, como maus-tratos e abandono. Algo, pra mim, tão inaceitável quanto incompreensível.
    Espero que meus amigos de ficção – Totó, Caçula, Lord, Dado, Pitty, Bulla, Xereta e até o mal-humorado Nick – me ajudem a denunciar esse problema que, infelizmente, é real e vemos acontecer todos os dias por aí.
    (Enquanto isso, outros heróis caninos já estão me cutucando aqui, querendo que eu também escreva suas histórias. Não tenho como resistir. Então, aguarde…)

    Ilustração: Weberson Santiago

      Me chamo Weberson Santiago, nasci em 1983. Escrevo e ilustro livros. Hipopô é um dos livros que escrevi e também foi publicado pela Autêntica. Também dou aulas de ilustração e desenho na Universidade de Mogi das Cruzes e na Quanta Academia de Artes. Moro na cidade de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, junto com minha esposa Stella Elia, meus dois filhos, Enrique e Mariana, e duas cachorrinhas, uma caramelo, que se chama Princesa, e uma preta, que se chama Penélope.

      Comentários

      Postagens mais visitadas deste blog

      O macaco e a banana

      João Mata-Sete